sábado, 21 de maio de 2016

Poema do silêncio

O espreguiçar tímido da manhã.
O envergonhado bocejo de si próprio.
Uma asa que bate só, estridentemente.

O vozear, o soco na cara, a vergonha,
mais tudo que não queremos nos lembrar
repousa no silêncio dos pássaros da manhã.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Essentials of English Grammar



Como estou sem internet em casa (devido a recente mudança), é-me dificultoso elaborar pensamentos tão velozes para dedos tão inábeis e lentos para um smart fone (pelo menos em comparação com os dessa garotada). Mas papacientes para ter alguém em que possa confiar a história desse livro.


Olhei bastante, eram uns 20 (Quando compro livro os intereses comerciais impedem-me de ser conduzido por qualquer sentimentalismo, pelo menos sempre me proponho a essa regra). Não sei quem era o dono do negócio nem se era sociedade, mas eram três garotos, de seus 11, 12 anos de idade, nas calçadas do Catete. Ao ver meu interesse, um me abordou com perspicácia:

- 1 é 5, 3 é 10!

Não tinha coisa muito boa.

- Não não, valeu - disse já quase indo embora.

Num curto instante então ele olhou pro chão, como se tentasse achar solução rápida para alguma coisa, mas com uma mistura igênua e sincera de frustração. E era tão novo!

Olhei outra vez, mais pacientemente, tentando me convencer de que havia alguma coisa que me servisse, mesmo que não auferisse vantagem. Foi então que lá longe, numa remota ponta fugindo de fininho, que vi esse livro.

- Quero esse - tomando-o logo pelas mãos.

Imediatamente o garoto levantou os olhos, irradiantes; talvez tenha pensado em me oferecer mais dois, mas como já estava com 20 na mão disse:

- Calma aí. Troco pra você rapidinho.

E foi.

Durante esse tempo, um dos seus colegas cochichou no meu ouvido se eu não queria pegar  outro de graça. Senti o ar da traição, poderia traí-lo também. Mas disse:

- Não não... Isso é trabalho. Vocês tão trabalhando...

Foi a única coisa que me veio à cabeça, que consegui enfim dizer. Peguei o troco, agradeci ao vendedor com um aperto de mão, e fui embora.


Esse livro não vou vender, vou estudá-lo. Jespersen é um notável linguísta e não é fácil achá-lo. Acho que não sai por menos que 80 reais.